quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Lavadora de Roupas


 

Minha máquina de lavar roupa foi condenada: precisa trocar duas peças (que com mão de obra vai a R$ 300,00), e ainda corre o risco de ter que trocar o tambor: mais R$ 240,00. O detalhe é que as peças necessárias estão em falta na fábrica, e a previsão é que cheguem no início do ano que vem! Lindo, né?

O detalhe é que há 7 anos, paguei pela máquina aproximadamente R$ 600,00, e agora o conserto passa de R$ 500,00!

Eu adoro minha máquina, é uma Continental Evolution Plus, 5 kg, abertura frontal e lava roupa quente, 5 programas. Até hoje teve poucos problemas, resolvidos bem baratinho... Mas como nada dura para sempre...

 

Preciso comprar uma máquina de lavar nova, então parti para a pesquisa!

O primeiro lugar que olhei, como de costume, foi o site da Pro teste (sou assinante). A notícia foi empolgante para minha nova tarefa: todas foram condenadas, e nenhuma foi "a melhor escolha". Veja aqui o resultado.

Perguntei a várias pessoas, pesquisei na Internet, e todos dizem que as melhores são a Brastemp e a Electrolux.

E esse "melhor" não está relacionado à eficiência, mas sim à durabilidade. A que ponto chegamos, né? Mas não acho que seja querer muito: uma máquina que lave bem, que centrifugue bem, e que seja durável! Afinal, elas não custam barato!

Então fui ao site da Brastemp e da Electrolux.

Com relação à Brastemp, observei que todas as máquinas têm aquele painel digital. Confesso que sou um pouco antiquada nesse aspecto: prefiro os painéis de botão que gira, botão que aperta, essas coisas mais "mecânicas".

Já ouvi muitas pessoas diferentes condenarem esse tipo de painel, eis que com a trepidação típica das máquinas de lavar, os circuitos se danificam, etc. Dizem que dura pouco mais de um ano, e a troca é 1/2 do valor da máquina.

Descartei a opção "Brastemp".

Gostei muito da Electrolux, tem várias opções legais, tem informação do Inmetro. Achei que as informações fornecidas foram bem completas, embora não conseguisse visualizar as fotos - talvez em função do meu navegador.

Fiquei empolgada com as informações do Inmetro, e passei a me orientar em função delas. Então, fui buscar a fonte! Achei uma tabela completa no site do Inmetro, com a classificação e desempenho de diversas lavadoras (automáticas, semi-automáticas, abertura frontal – front load, e abertura superior - top load), nos seguintes quesitos: quanto lava em kg de roupas secas, consumo de energia, eficiência de lavagem, centrifugação (% de água remanescente), consumo de água e tempo do ciclo em minutos.

A idéia é encontrar a melhor pelo menor preço.

Baixei as tabelas, analisei uma a uma, e os quesitos variam bastante: ou a máquina tem boa eficiência de lavagem e é ruim na centrifugação, ou vice e versa. Difícil foi encontrar uma que tenha todos os requisitos de qualidade.

Vou ser sincera, eu nem olhei a tabela das tabela das semi-automáticas, fui direto na tabela das automáticas.

Observações gerais:

  1. os modelos com voltagem 220 podem apresentar melhor eficiência que os de 127, mas não é regra.
  2. os modelos com abertura frontal têm muito mais opção de água quente que os modelos de abertura superior.
  3. os modelos com abertura frontal tendem a centrifugar muito melhor as roupas.
  4. utilizar a água quente na lavagem das roupas consome mais energia (óbvio), mas a eficiência da lavagem é muito superior à água fria.


 

Automáticas Top Load (Abertura Superior)


 

Electrolux: a grande maioria dos modelos são classificados na faixa A, o que quer dizer baixo consumo de energia, boa eficiência de lavagem e de centrifugação. O consumo de água varia, chegando a elevados 180 litros por ciclo.

Só achei dois modelos da Electrolux que possuem água quente: Lavadora Turbo Secagem Quente LS12Q e Lavadora Blue Touch LB12Q (mais recente). A diferença entras ambas consiste basicamente no painel e na quantidade de programas (LS12Q tem 12 e a LB12Q tem 20). A LB12Q seria a versão moderna da LS12Q, que está saindo de linha.

Os modelos LTE06 e LTE07 (Lavadora Turbo Economia) foram os piores da Electrolux, recebendo respectivamente classificação D e B no quesito que avalia eficiência de lavagem e de centrifugação. Acho que a turbo economia é na água, que apresentou o menor consumo (98 litros por ciclo).

Todos os modelos, inclusive os citados, tiraram A no quesito consumo de energia, que variou de 0,18 KWh/ciclo a 0,40 KWh/ciclo.

A Electrolux levou dois troféus ruins: o de maior consumo de energia (água quente), que ficou em 4,20 KWh/ciclo no modelo LS12Q de 220volts; e o de maior consumo de água, no modelo LTR15, que foi de 195 litros/ciclo.


 

A fabricante Mabe mandou mal na classificação de sua marca Dako, pois apesar de tirar A no consumo de energia, tirou C nos dois modelos testados (tanto em 127 volts como em 220) no quesito eficiência de lavagem e de centrifugação.

A MABE melhorou na classificação dos produtos da marca GE, mas não em todos, variando entre A, B e C. O modelo tentador da fabricante MABE foi o GE DLQ102, que tem água quente e foi muito bem em todas as classificações (A em tudo). Pena que não achei a cotação de preço desse modelo na internet. Se alguém quiser se arriscar, o código comercial do modelo é LVGE102ATIAA1BR.

O modelo GE PISOM ficou com a pior eficiência de lavagem de todos os produtos (0,71), embora muito bom na eficiência da centrifugação (54%).


 

Minha surpresa ficou para o fabricante Whirlpool. Vocês sabiam que essa empresa fabrica as máquinas das marcas Maytag, Brastemp e Consul? Eu não sabia, podia morrer sem saber.

Bom, achei que o desempenho ia ser bom, ledo engano: o único modelo que tirou A em todos os requisitos foi a Brastemp Clean 10,0Kg (BWC10ABBNA). Mesmo assim, ficou aquém da maioria dos modelos da Electrolux.

Os demais, variaram entre A, B, C, D e E. A classificação E ficou para a Consul Jasmim...

Preço

Pesquisei em várias lojas on line os únicos dois modelos de água quente da Electrolux (Lavadora Turbo Secagem Quente LS12Q e Lavadora Blue Touch LB12Q, respectivamente):

  

LB12Q - só achei na Fast Shop: R$ 1.437,07

LS12Q - Fast Shop: R$ 1.257,32; Ponto Frio: R$ 1.376,55; Wall Mart: R$ 1.399,00; efácil: R$ 1.429,00; Casas Bahia: R$ 1.749,00.

Nenhuma cobra frete, e o prazo de entrega da maioria é de 3 dias úteis, mas a efácil deu um prazo de 8 dias úteis. Algumas têm desconto à vista, e a maioria parcela em até 12x sem juros. Algumas têm aquela opção de comprar a garantia estendida, que gira em torno de R$ 90,00 para um ano, e R$ 140,00 para dois anos. A Americanas.com mantém a média de preços, mas suas garantias são de dois e três anos.

Para quem não esquenta de lavar a roupa somente com água fria (gostou do trocadilho?), há outros modelos da Electrolux muito bons, mas confesso que fiquei tentada pela Lavadora de Roupas Consul Maré Super 10Kg CWL10B, que foi bem nos testes do Inmetro, e foi a "melhor" no teste da Pro teste, embora não tenha sido indicada como a melhor escolha, como dito acima. Os preços dela variam de R$ 946,00 a R$ 1.299,00.

Há inúmeras lojas que vendem eletrodomésticos (Americanas, Casa e Vídeo, Makro, Sams Club, Tele-Rio, Submarino, Shoptime, etc) mas ou não disponibilizavam os produtos on line, ou simplesmente não tinham o modelo procurado.

Automáticas Front Load (Abertura Frontal)

Aqui está meu sonho de consumo... chego lá mais adiante.

Foram analisados modelos da Bosch, LG, Electrolux, Philco, Samsung, Maytag, GE, Brastemp, etc.

A Bosch teve apenas um modelo que tirou A em todos os quesitos: a Lava Seca Bosch (WT1260BR), que também tem a opção de água quente. Por ser 2 em 1, o preço deve ser bem salgado...

A Electrolux teve três modelos avaliados (cada um nas duas opções de voltagem – 127 e 220), todos com opção de água quente.

O modelo LE750 mandou muito mal em tudo: tirou E no consumo de energia, e D na eficiência de lavagem e centrifugação. O modelo TRW10 (que eu amei), tirou A em tudo, a eficiência de lavagem em água fria não é lá essas coisas (0,79), mas a centrifugação é das melhores, deixando apenas 50% de água remanescente (o que é muito bom em comparação à maioria). O modelo LSE11 tirou A em tudo também, foi melhor no quesito eficiência na lavagem do que o modelo mencionado anteriormente (0,88), e ficou bem no quesito centrifugação, com 55% de água remanescente.

O fabricante Huebsch da marca Firbimatic foi bem em todos os testes dos seis modelos (cada um nas duas voltagens, totalizando 12 análises), e tirou A em tudo. Não tinha nenhum modelo de água quente, e a eficiência na lavagem poderia ser melhor (em todas foi de 0,83), embora eu tenha que admitir que a centrifugação parece ser excelente (54% de água remanescente).

Chegamos onde eu queria: a LG. Esta me surpreendeu de maneira positiva.

Seus doze modelos (em 23 análises) foram muito bem nos dois quesitos. A diferença aqui é que quando digo muito bem, foi excelente! Tirou as melhores pontuações em tudo!

São lindas, e eu fiquei muito entusiasmada, até ver o preço... nada é perfeito!

Enfim, tem o modelo WD-1403FD, que é só lavadora, 8,5kg, o consumo de energia em água fria é de 0.26kwh/ciclo, em água quente é de 1.62kwh/ciclo, a eficiência de lavagem em água fria é de 0.92, em água quente é de 1.03, a eficiência de centrifugação mereceu classificação A, deixando 46% de água remanescente, e o consumo total de água é de 100 litros/ciclo.

Os modelos (2 em 1) Lava/seca, de 10,5 kg, de 127 volts são maravilhosos (WD-12311RD; WD-1250ARD; WD-1250ERD): o consumo de energia em água fria é de 0.22kwh/ciclo, em água quente é de 1.20kwh/ciclo, a eficiência de lavagem em água fria é de 0.96, em água quente é de 1.10, a eficiência de centrifugação mereceu classificação A, deixando 53% de água remanescente, e o consumo total de água é de 100 litros/ciclo.

Os modelos de 12kg, WD-12276RD e WD-12270RD, também são demais: o consumo de energia em água fria é de 0.22kwh/ciclo, em água quente é de 1.56kwh/ciclo, a eficiência de lavagem em água fria é de 0.95, em água quente é de 1.10, a eficiência de centrifugação mereceu classificação A, deixando 52% de água remanescente, e o consumo total de água é de 100 litros/ciclo. Ou seja, a diferença para os modelos de 10,5 são poucas.

Eu fiz a cotação de alguns modelos, e os preços são salgados: variam de R$ 2.000,00 a R$ 6.000,00 (é isso mesmo!).

Meu sonho de consumo ficou sendo a Lava&Seca LG Steam WD-1250ARD (branca), ou sua versão colorida (WD-1250ERD), que lavam com vapor, pela bagatela de R$ 5.000,00 (só isso, imagina! Ah! Mas a roupa só falta sair passada, pois ela é 2 em 1 – lava e seca). A nova versão dela vai servir cafezinho! Hahahahaha A Maria que se cuide! *rs*

Olha as belezuras aí:

 

MELHOR E PIOR

(TL = top load; FL = front load)

Quesito

Melhor

Pior

Eficiência de lavagem em água fria

0,98 (a maior = melhor)

0,71 (o menor = ruim)

Electrolux LTA15 15, 2kg TL

Mabe GE Pisom 10kg TL

Eficiência de lavagem em água quente

1,12 (a maior = melhor)

0,87 (o menor = ruim)

Whirlpool Brastemp DUET 11kg FL

Bosch Professional Style 5kg FL

Eficiência de centrifugação

45% de água remanescente (menor = melhor)

92% de água remanescente (maior = ruim)

LG WD-1403FDA (só lava) e

LG WD-1403RDA (lava/seca) Ambas de 8,5kg, FL

A pior: Mueller Class, 6kg

As piores: Bosch Professional Style 5kg, a Mabe GE TF0516PBVPO 5kg (ambas FL) e a Consul Jasmim 6kg TL deixam 88% de água remanescente

Consumo de energia (água fria)

0,11 KWh/ciclo (menor = melhor)

0,45 KWh/ciclo (maior = pior)

Bosch Style 5kg FL

Bosch Professional 5kg FL e
LG WD-12596RD 11kg FL

Electrolux LE750 5kg FL

Consumo de energia (água quente)

0,64 KWh/ciclo (menor = melhor)

4,20 KWh/ciclo (maior = pior

Philco PH-LR6, 5kg FL

Electrolux LS12Q, 15kg 220 volts TL

Consumo de água total

49,6 litros/ciclo (menor = melhor)

195 litros/ciclo (maior = pior)

Bosch Lava Seca, 5kg, 220 volts FL

Electrolux LTR15, 15,2kg TL


 

35 comentários:

  1. Estou pesquisando para trocar minha maquina, que é uma eletrolux 8 kg, tampa superior, faz muito barrulho enão lava a roupa bem, então pergunto qual vç comprou? Funciona, eu li que as LG frontal deixa cheiro de borracha nas roupas, pois quero comprar um modelo frontal.

    ResponderExcluir
  2. Que marca e modelo você comprou?Fico satisfeita?
    Estou com o mesmo dilema!!!

    Pedro Rossi plmrgw@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  3. Boa Noite,
    Também avaliei muito antes de trocar minha velha Continental evolution com 10 anos de uso, acabei optando pela Eletrolux.
    Se arrependimento matasse...
    Ela esta com aproximdadmente 2 anos, o botão de liga já estragou 1 vez, creio que pela vibração.
    Mas o que mais incomoda é o barulho excessivo. Procurei mas nenhum fabricante sita o nivel de ruido de seus produtos.
    MAQUINA DE LAVAR ELETROLUX JAMAIS.
    Estou pensando em troca-la por uma com abertura frtontal tipo Philco.
    Espero ter sido util,
    Flávio Fernandes

    ResponderExcluir
  4. POis é, as máquinas da LG são ótimas! Já viu as da linha Prime? Com abertura frontal e motor direct drive que é bem silencioso por não ter polias? São maravilhosas, pode pesquisar que você vai gostar!

    ResponderExcluir
  5. É de se pensar mesmo. Achar a lavadora que nos atenda em todos os quesitos acho a tarefa mais complicada. Mas eu descarto as Top Load, acho que a lavagem delas não é lá essas coisas, as vezes fica sabao nas roupas, podem manchar, enrosca no batedor é um problema.
    Já que vc ja tinha uma Front Load, continue preferindo essas. Garanto... são melhores.

    ResponderExcluir
  6. O preço das lavadoras estao bem salgados né? Mas lavadora é uma compra muito pessoal. Eu adoro as frontais també, e não as troco por nada.

    ResponderExcluir
  7. Olha ai, as lavadora de roupas que estão si falando tanto da LG, com abertura frontal na cor vermelha, ja estou sabendo da novidade, é que aqui no Brasil ainda num chegou, quando ela chegar aki no Brasil vai ser um estouro.

    ResponderExcluir
  8. Nossa Luisa, eu num sabia dessa novidade de maquina de lavar, estava visitando esse blog por acaso e a minha lavadora de roupa esta fazendo muito barulho e vim procuar alguma que não fizesse, alem de querer também um modelo mais recente, acabei de fazer uma reforma na lavanderia, então ja viu neh, maquina velha não quero mais. Bom saber dessa novidade.

    ResponderExcluir
  9. Aline eu concordo com vc os preços das lavadoras estão salagdos mesmo, e essa maquina nova da LG deve custar qto? Pelo modelo dela e pela cor vermelha e sem contar que é a porta frontal q o povo ta elogiando e muito.

    ResponderExcluir
  10. Bom dia. Quer dizer então que esses são os modelos novos das maquinas de lavar. Eu estou prescisando comprar uma maquina nova vou esperar mais um pouco, vamos ver o que vai dar !!!

    ResponderExcluir
  11. Gostei da cor dela e o desenho de uma flor, muito bonita, só que se por uma na minha lavanderia deria que ser a branca ou no maximo a prateada. Gostei muito

    ResponderExcluir
  12. Lindas maquinas de lavar, mas no momento a minha ainda quebra um galho.

    ResponderExcluir
  13. Eu gostei do desenho da flor só isso, estou vendo comentarios de outros usuarios e percebo que essa maquina é de alta tecnologia neh. Vou recomendar esse blog da minha cunhada, ela que esta prescisando de uma maquina dessas.

    ResponderExcluir
  14. Essas maquinas de lavar de alta tecnologia são muito boas sim mais e o valor, compensam ter uma dessas em casa, só o fato do motor não ficar batendo biela na minha orelha eu ja acho que vale a pena !!!

    ResponderExcluir
  15. È como eu disse num outro a cima a minha ainda da p/] quebrar um galho, num sei até qdo. Ja estou pesquisando sobre as maquinas acho que não vai durar muito tempo, sabe como que é.

    ResponderExcluir
  16. Quer diser então que são essas maquinas que o povo estão falando neh. Abertura frontal pq é pela frente, eu num sabia o que era isso. Bonita elas.

    ResponderExcluir
  17. soube que a LG está com problema de entrega devido a um problema na Embalagem (quem me informou foi o vendedor da FastShop).
    Claudio

    ResponderExcluir
  18. È melhor a minha esposa nem olhar essa novidade pq eu to laskado, se ela olhar essa flor na maquina de lavar.

    ResponderExcluir
  19. Mulher adora essas coisas com um design bonitinho e cheio de coiss fofas ne? Mas eu prefiro uma maquina de laavr simples. Frontal, branca, agua quente que centrifuge e lave bem. Apens

    ResponderExcluir
  20. Nossa até que em fim fizeram uma maquina de lavar com a minha cara, quer dizer então que é essa maquina de abertura frontal que o pessoal fala tanto, essa maquina deve ser muito boa mesmo. Um abraço

    ResponderExcluir
  21. Caramba esses são os modelos novos da LG e custa isso. Meu Pai amado, esta muito caro, eu precisando de uma maquiina de lavar nova e custa tudo isso, meu marido vai me matar, mas que eu gostei delas eu gostei, vou pesquisar mais sobre esse assunto.

    ResponderExcluir
  22. voces que estao em duvida em relaçao a que maquina comprar,podem ter certeza que o melhor sistema e o de tombamento pois e o que mais se aproxima a lavagem a mao.qualquer maquina frontal e boa . a eletrolux ecoturbo tem o melhor custo beneficio. mas atençao porque no quesito secadora nenhuma e eficiente pois demoram muito e deixam a roupa rececada.melhor ter a secadora separada.

    ResponderExcluir
  23. Secadora só demora pra secr a roupa se exceder a quantidade estipulada.

    ResponderExcluir
  24. Caramba o povo gosta de maquina de lavar, muitas pessoas interessadas em lavar roupas, esses modelos frobtais que vcs falam não são piores do que os modelos com abertura superior?

    ResponderExcluir
  25. Na verdade elas mais caras que as superiores justamente por serem melhores.

    ResponderExcluir
  26. Então Hideki eu achio que isso varia de pessoa p/ pessoa o que vc acha. As maquinas de abertura superior tem gente que gosta, pode ser até pior do que as de abertura frontal, mas se a pessoa gosta, neh!!! O que vc acha ?

    ResponderExcluir
  27. Nossa, muito legal ver que a minha pesquisa está sendo tão consultada e comentada!
    O problema da frontal é espaço... Na minha lavanderia, eu tinha uma frontal pequena, de 5 kgs, que durou 5 anos. Só que eu precisava de uma maior, e sendo frontal, não caberia no espaço que tenho.
    Assim, tiver que comprar a topload. Estou muito satisfeita! Eu comprei a Electrolux Lavadora Turbo Secagem Quente LS12Q.

    Obrigada, a cada um de vocês, por postar seu comentário!

    Gostaria de lembrar que eu fiz essa pesquisa em outurbro de 2009, portanto, já deve ter um monte de novidades, e os preços já devem ter mudado!

    ResponderExcluir
  28. Seu blog apareceu no google numa pesqusia que eu fiz, acho que pelos comentarios ;P
    Mas os preços não mudaram muito não, continuam a mesma coisa, de 1.900 a 5.000 deve ter abaixado um pouquinho sim. Afinal de contas, deve ter tido procura e cabe abaixar os preços ne. Mas muito boa sua pesquisa. Parabens!

    ResponderExcluir
  29. Caramba eu não sabia que tinha tanta gente querendo lavar roupa assim dessa maneira, com tantos comentarios sobre maquina de lavar, Sol vc esta de Parabéns pelo topico criado, a minha sogra que estava falando dessa maquina da LG la em casa, e eu nem sabia que a LG fazia maquina de lavar.......kkkkk

    ResponderExcluir
  30. Adorei o blog, eu também quero uma LG steam, acho que ela ainda deve ser a melhor do mercado, meu marido falou da Eletrolux por causa do preço... a LG poderia dar uma aliviada no custo, o problema é que ela não abaixa nunca de preço e também não está disponível em todas as lojas, estou namorando uma tem meses.... mas vou comprar....hehehehe

    ResponderExcluir
  31. Oi Sol vc está gostando da sua Eletrolux?Fale como esta sendo a sua experiência com ela.
    Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  32. Eu concordo com o anônimo quanto a LG. Suas máquinas com abertura frontal são lindas, super eficientes, silenciosas (já vi o teste do motor de uma na fastshop, não faz quase barulho nenhum na lavagem!), Porém são muito caras, bem que poderiam baixar o0 preço um pouco, iria vender bem mais e eles iriam lucrar do mesmo jeito!

    ResponderExcluir
  33. Eu tenho uma LG da linha Prime, é uma excelente máquina mesmo Vanessa, foi um pouco cara, mas valeu muito a pena!

    ResponderExcluir
  34. se vc tivesse comprado alguma da linha prime da lg com abertura frontal. vc nao iria dizer nada disso.. =)

    ResponderExcluir
  35. OLA A TODOS, EU CONSERTO MAQUINA E JA CONHEÇO TODAS MAS NA MINHAS CASA TENHO TRES MAQUINAS E UMA SECADORA E O MAIS INCRIVEL SAO TODAS ANTIGAS E FORAM JOGADA FORA PEGUEI NO FERRO VELHO DUAS BRASTEMP CONVENCIONAL E UMA ELETROLUX TOP 8 AGUA QUENTE A TOP 8 SO O TAIMER DA TRABALHO DE RESTO OTIMO QUEM QUER UMA UMA QUE DURE MESMO PROCURE ESSAS MAQUINAS REFORMADAS DE BOAS OFICINAS OU REVENDA SERA O MELHOR

    ResponderExcluir