sexta-feira, 30 de julho de 2010

Proibição de fumar x falta do que fazer

Os deputados e senadores deveriam se preocupar menos em invadir a liberdade individual dos fumantes, e em limitar, a meu ver, inconstitucionalmente, a iniciativa privada dos restaurantes, bares e afins, e passar a se preocupar mais com o que realmente importa.

Fumar era uma prática altamente estimulada pela sociedade, e agora, extremamente repudiada.
Até pouco tempo atrás, fumar era “elegante”, dava status. Vários comerciais enchendo a cabeça das crianças da minha geração, estimulando o uso do cigarro. Até pouco tempo atrás, as pessoas fumavam dentro dos shoppings!

Adorei a proibição de fumar em lugares fechados, pois até para os fumantes era desagradável. Nos corredores da faculdade, a nuvem de fumaça era predominante, e era extremamente tóxico passar por ali nos intervalos.

Mas acho exarcebada a proibição absoluta de fumar em qualquer lugar... Ou seja, qual é a lógica de proibir os restaurantes, bares e boates de terem um local específico, destinado aos fumantes, sob determinadas condições (lugar aberto, arejado, etc)? A proibição atual é desmedida, exagerada, segregativa, absurda e (eu entendo) inconstitucional.

Acho válida essa preocupação do Poder Legislativo com os pulmões das pessoas, mas que tal se preocupar um pouquinho mais com a natureza, com o desenvolvimento sustentável?

Que tal criar uma lei que obrigue os supermercados a fornecerem sacolas de papel, como era antigamente?

Que tal criar uma lei que obrigue os fabricantes a embalarem seus produtos em papel ou papelão reciclado?


Que tal criar uma lei que obrigue os fabricantes a recolherem os recipientes de seus produtos? Ou pelo menos, algo que os estimule a fazer isso?
Ou quem sabe, fomentar a atividade dos fabricantes que estimularem os consumidores a devolver os recipientes usados? Por exemplo: quem devolver o pote de vidro de um determinado produto, um creme que seja, obtém um desconto na compra de um novo?
Esses produtos devolvidos passariam por uma lavagem e esterilização para nova utilização (sempre que possível), ou seriam destinados à reciclagem dentro da prória fábrica.

O Poder Legislativo tem muito em que se “pré-ocupar”, antes de invadir a liberdade dos fumantes de uma maneira tão agressiva.

Apóio totalmente a proibição de fumar em lugares fechados. Mas proibir que os restaurantes, bares, etc, possam destinar uma área aberta aos fumantes é invadir a liberdade econômica e desrespeitar os direitos dos fumantes. E lavar as mãos frente a um problema que os próprios governantes permitiram que aumentasse: os que são viciados em cigarro.

O Governo permitiu o estímulo, milhões de pessoas se viciaram, e agora vem com toda essa agressividade proibitiva? Qual é o nexo? Que tal um meio termo?

Agora, parece que tem um projeto de lei para alterar a composição dos cigarros. E é só para retirar os açúcares e os agentes de sabor. É muita falta do que fazer...

Que tal um projeto de lei que realmente faça a diferença para a sociedade?

Que tal parar de fazer nada e trabalhar um pouquinho a favor da humanidade?

Os eleitos pelo povo devem se preocupar com problemas graves, cuja solução realmente faça a diferença.

Mas isso não dá, pois é mexer com o bolso de quem tem...

2 comentários:

  1. Isso aí Sol, concordo totalmente! Também concordo com a proibição em locais fechados pois, como vc disse, era insuportável até para quem fuma! Mas radicalizar não é a solução...às vezes quando quero tomar um chopp, fazer algo na rua penso logo no desconforto que eu passo todas as vezes em que desejo fumar. Sinto como se estivesse fazendo algo errado, cometendo um crime. O preconceito hoje é insuportável...às vezes é melhor ficar em casa, pelo menos fumo à vontade!

    ResponderExcluir
  2. Hahahaha
    É verdade... pelo menos, fumamos à vontade em casa!!!

    Daqui a pouco, se continuar desse jeito, vamos viarar traficantes de cigarro e só poderemos fumar escondidas!
    Já pensou?

    *rs*

    ResponderExcluir