quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Brincadeiras para confraternizações de final de ano

Chega essa época de final de ano, e começam as confraternizações. É caro dar presente para todo mundo, então a gente inventa mil e uma brincadeiras que envolvem troca de presentes, muitas gargalhadas e histórias para contar.



Aqui vão algumas.


AMIGO OCULTO

A maneira mais popular é o "amigo oculto", onde todo mundo ganha presente e ainda rola uma bagunça.

A maior dificuldade sempre é reunir todo mundo para o sorteio. Para facilitar essa tarefa e tornar a brincadeira mais divertida, temos o site www.amigosecreto.com.br, onde podemos trocar bilhetinhos, anônimos ou não, escolher o presente, a data e local da festa, o valor médio do presente, dentre outras coisas. Enfim, é bem divertido. O sorteio é virtual, e cada participante recebe por email aquele que tirou, pode mandar bilhetinhos anônimos para brincar com o sorteado, essas coisas.

No dia da festa, as pessoas se reúnem em círculo e cada um vai até o meio e descreve a pessoa que sorteou, e as pessoas vão tentando adivinhar quem é.


 

INIMIGO OCULTO

A diferença entre o inimigo oculto e o amigo oculto consiste no presente que se dá ao sorteado. Sempre é algo para morrer de rir, que não vai ter utilidade alguma para a pessoa. Eu pesquisei na internet e morri de rir com as sugestões, dentre elas, um livro chamado "A Vida Sexual da Mulher Feia".


ELEFANTE BRANCO

 

Tem uma outra brincadeira que se chama elefante branco, essa é a minha preferida. Precisa de muita gente!

Não achei na internet, mas essa eu sei bem as regras: não tem sorteio, e nem essa de escolher presente. A pessoa deve levar algum presente que ganhou que possa ser rotulado de "elefante branco".

O dicionário Aurélio define: Elefante Branco: 1. Presente que, não sendo mau, dá muito trabalho, muita importunação. 2. Coisa de pouca ou nenhuma importância prática.

Na prática, leve um presente que você ganhou e encostou em algum lugar, não usa, não tem serventia para você. Nesse caso, não precisa de limite de valor. Se vc não tiver um desses, pode comprar algum, e agora, sim, pode estipular um valor médio.

Pode ser uma "porcaria", como no inimigo oculto, ou pode ser algo legal, uma utilidade para a casa, enfim, algo unissex.

Depois vem o embrulho: vc pode enganar, maquiar o presente. Para os presentes bons, vc pode escolher uma embalagem pouco atrativa, e para os presentes ruins, o contrário. Vale até embrulhar em jornal, colocar um presente pequeno numa caixa grande, etc. Vai da criatividade de cada um.

Delimitado o presente, vamos às regras.

As pessoas vão chegando e depositando seus presentes no mesmo lugar, criando um "montinho". Contamos o nº de pessoas, fazemos os papéizinhos com os nºs, colocamos num saquinho e as pessoas vão retirando. Isso é para saber a ordem em que cada um escolherá um presente.

Quem tirou o nº 1, é o primeiro a escolher o presente, mas não pode ficar pegando e sacudindo: é pegar e levar. Abre o presente e todo mundo fica sabendo o que é. Se for porcaria, a gente qrita: "que porcariaaaa!". E se for bom, todo mundo fica de olho!

Depois, o nº 2 vem e escolhe seu presente, se ele tiver gostado mais do presente que o nº 1 tirou, pode decidir trocar com ele, e este não pode se recusar, tem que entregar o presente e ficar com a porcaria que o nº 2 pegou.

E assim vai. A troca não obedece uma ordem sequencial, ou seja, o nº 10 pode trocar de presente com o nº 5.

MAS o mesmo presente não pode ser trocado mais de duas vezes. P. Ex. o nº 2 pegou uns sabonetinhos da Natura (todo mundo quer). Aí o nº 4 pode trocar com o nº 2. Depois, o nº 7 pode trocar com o nº 4 e ficar com os sabonetinhos. Mais ninguém pode obrigar o nº 7 a trocar os sabonetinhos, que ficam definitivamente com ele.

Quem tirar o último nº tem a vantagem de poder trocar com qualquer um, exceto aqueles presentes que já foram trocados duas vezes.

É bem legal, muito engraçado.

Nas festa de Natal das famílias grandes é uma ótima pedida, a gente gasta pouco e se diverte muito.


Ficam aí as dicas, se alguém souber de mais alguma "confraternização", me diga, que colocarei aqui.


 


4 comentários:

  1. Um dica super bacana de presente de Natal é o site do Presente Oculto. Uma novidade que está tomando conta do país. Visite http://presenteoculto.com.br e deixe que o site escolha o seu presente, ou para quem você quer presentear.

    Acesse: http://presenteoculto.com.br

    ResponderExcluir
  2. Perfeitas essas dicas.Muito bacanas.Obrigada!!

    ResponderExcluir
  3. poem mais brincadeiras nesse site como por exemplo RESPOSTAS CANTADAS e legal eu perdi o site e entao queria que algum site tivesse essa brincadeira.

    ResponderExcluir